Sexta, 19 de janeiro de 201819/1/2018
Postada em 22/05/2017 ás 19h36 - atualizada em 22/05/2017 ás 11h38
Estados e municípios recebem R$ 941 milhões do salário-educação

Estaiada terá iluminação especial em homenagem ao time da Chapecoense/ (Foto: Embratur)

Estados e municípios recebem R$ 941 milhões do salário-educação

Recursos estarão disponíveis nesta sexta-feira

Aparcela de abril do salário-educação estará disponível nesta sexta-feira, dia 12, nas contas correntes de estados, municípios e Distrito Federal. Responsável pelo repasse dos recursos, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), transferiu R$ 941,48 milhões, na última quarta-feira, 10, a entes federativos de todo o Brasil.

Foram destinados R$ 514,09 milhões para as redes municipais e R$ 427,39 milhões para as redes estaduais e distrital. O montante transferido a cada ente federativo pode ser conferido no portal do FNDE (www.fnde.gov.br), em Liberação de recursos.

Ao lado do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o salário-educação é uma das principais fontes de recursos para a manutenção e o desenvolvimento do ensino. Trata-se de uma contribuição social recolhida de todas as empresas e entidades vinculadas ao Regime Geral da Previdência Social. A alíquota é de 2,5% sobre a folha de pagamento.

Após a arrecadação, feita pela Receita Federal, cabe ao FNDE repartir os recursos, sendo 90% em quotas estadual/municipal (2/3) e quota federal (1/3), e 10% para serem utilizados pela autarquia em programas e ações voltados à educação básica.

Distribuída com base no número de matrículas no ensino básico, a quota estadual/municipal é depositada mensalmente nas contas correntes das secretarias de educação. Já a quota federal é destinada ao FNDE, para reforçar o financiamento da educação básica, com o intuito de reduzir os desníveis socioeducacionais entre municípios e estados.

FONTE: FNDE